domingo, 10 de abril de 2016

Domingo de gratidão


  • Plantar morangos na varanda. De tantos morangueiros que separámos da horta, trouxe alguns para ter na minha varanda. Utilizei duas floreiras para o efeito e foi terapêutico ter chegado a casa do trabalho e aproveitar o dia de chuva para fazer este trabalhinho de mexer na terra e depositar a minha esperança no nascer dos novos frutos.



  • Fazer uma nova receita de granola e constactar que em todas as que faço, há sempre um ingrediente da minha predilecção. Nas anteriores, tem sido a semente de abóbora. Adoro! Nesta, são as amêndoas. Adoro!



  • Pôr a barriga no fogão e provar que cozinhar é mesmo um acto de amor: por nós próprios, pelos que amamos e pelos alimentos. Estes, da horta, fizeram um excelente refogado de alho francês com cenoura, que me levou ao céu.



  • E as couves de bruxelas, também da horta, foram uma tentativa bem sucedida de devolver a este legume mal amado algum protagonismo. Continua a ser um legume que dispenso, mas gostei deste salteado.



  • Limpar árvores, cortar troncos, rachar lenha, empilhar lenha, ter lenha, vender lenha... É terapêutico para mim. Adoro o cheiro, a textura, a limpeza, a organização, o aquecimento, a beleza, os bichos, as flores do campo, adoro. E nem a inclinação do terreno, nem a rudeza do machado, nem as dores no corpo que ficam após o peso do trabalho me tiram o ânimo de uma tarde em volta desta tarefa.



  • Admirar os ovos das galinhas da Sofia. Acho o ovo um alimento lindo e delicioso e que se presta a muitas confecções, e se ele vier de "galinhas a sério" então, é ouro sobre azul.



  • Ir apanhar cilercas, mais uma vez e desta, para aprender mesmo como se reconhecem e se apanham.



  • Ir, após uns poucos meses de espera, tirar novamente o estrume do curral das ovelhas. Tarefa terapêutica, especialmente num dia como este, meio cinzento, meio soalheiro, com alguns pingos à mistura. Força, limpeza, trabalho orgânico para fertilizar a terra, tudo se mistura num hino à natureza.



  • Sonhar com a apanha das flores de sabugueiro, que começam agora a aparecer, para experimentar fazer xarope e licor de flor de sabugueiro. Já tenho as receitas, já tenho o odor na memória, só falta esperar pelo tempo certo...
  • Repetição da apanha das cilercas agora também com a carracinha que, tal como a mãe, ficou viciado, pois até ele conseguiu encontrar duas e isto é coisa que deixa uma pessoa "apanhada". E coroar o fim do dia com um arroz degustado em família. Do melhor!
  • As vossas manifestações de apoio no post em que anunciei o meu desejo de mudança. Vocês são o máximo!
  • O meu momento zen, sentada num café, à janela, a ler a minha habitual Country Living, momento que muito valorizo pela paz que me traz.
  • Parar numa passadeira para deixar passar um casal com o seu pequenito, que aprendeu a andar há pouco. E pouco importado com o trânsito, a meio do caminho o pequenito pára para apanhar qualquer coisa do chão que lhe chamou a atenção. A mãe pediu muitas desculpas, o pai agarrou-o ao colo para o apressar e eu não pude deixar de dar o maior sorriso de compreensão e solidariedade para com eles e o pequenino. Lindo!

Que grata sou por todas estas bênçãos!

Decidi começar uma rubrica, se assim lhe posso chamar, que nunca fui de criar rubricas aqui, mas pareceu-me importante, à semelhança do que vi em outros blogs, registar "oficialmente" momentos importantes da semana para marcar as coisas simples que me são tão importantes e que dão beleza aos dias menos bons e engrandecem aqueles que já o são. Salientar as bênçãos é de todo importante. 
E porquê ao Domingo? Sim, podia ser noutro dia qualquer, mas talvez conote o Domingo com o dia mais calmo da semana, o dia após o reboliço do Sábado e o antes do reboliço da segunda-feira. Um dia que se quer suave, lento, preguiçoso e cheio de gratidão.


9 comentários:

  1. Esse refogado tem um aspecto delicioso e o cheiro tem de ser ainda melhor. Eu adoro couves de bruxelas, devo de ser o único ser humano que gosta!! Espero que a próxima semana também tenha tantas ou mais coisas boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, gostei dessa de seres o único ser humano a gostar de couves de Bruxelas! Eu não desgosto, mas tenho de confessar que não morro de amores. E sim, conto voltar no próximo Domingo com mais coisas boas, disposta que estou a focar-me nelas e a exaltá-las. Boa semana!

      Eliminar
  2. Quantos lindos motivos pra ser gratos! Valeu cada um,né? Lindas fotos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Minha querida sou uma defensora de que a gratidão nos faz um bem incrível, que funciona mesmo como uma bola de neve, no bom sentido claro. Leva-nos a ver as coisas com mais clareza e a viver a vida com muito mais plenitude.
    Que delícia de imagens que aqui nos mostras, sem dúvida excelentes razões para te sentires grata!
    Identifico-me bastante com o que aqui falas!
    Beijinho enorme e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina, e eu acredito que pessoas com o mesmo espírito se atraem e enriquecem a vida uns dos outros com um propósito. Que só pode ser bom! Gosto deste caminho, que nos leva a algo maior, tenho a certeza! Beijos e boa semana!

      Eliminar
  4. Flor de sabugueiro minha mãe e avós usavam o chá para sarampo.
    Quantas coisas boas acontecem em uma semana, é como um diário para relembrar momentos assim tão prazerosos. gostei!
    bjnhos

    ResponderEliminar