segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pedaços de uma tarde de Domingo





















Quando era pequena os Domingos representavam, para mim, uma certa angústia. Invariavelmente, os fins de semana consistiam em partir à Sexta-feira à tarde para a aldeia do meu pai, chegar lá e preparar-me para uma noite bem dormida, porque o Sábado era o dia grande, o dia em que podia viver a minha vida de campo por inteiro. O Domingo já implicava vestir um fato limpo, ir à missa e preparar para à tarde regressar à cidade e no dia seguinte, à escola, coisa que para mim nem sempre era o mais agradável porque representava uma obrigação, uma obrigação por vezes amarga.
Mas actualmente, o Domingo representa um dia relaxante, o único em que me permito não ter obrigações laborais e por isso mesmo, um dia bom, sem a angústia do passado.
Acho que se está a tornar tradição fazer uma sobremesa ao Domingo para levar e comer em família. Delícia, voltar a "meter as mãos na massa" e usufruir do prazer de proporcionar momentos de alegre convívio ao sabor de uma coisinha doce :). 
E no campo, esse convívio é tão mais aberto, quando se proporciona. Então nestes dias cinzentos, é o máximo, para mim. O cinzento exalta os verdes da natureza e eu delicio-me. Respiro fundo, fecho os olhos e sou feliz.
E foi numa destas tardes cinzentas que conheci o Rafa, o novo "xodó" da cunhada e claro, de todo o resto da família; que passei parte do tempo no sótão de outra cunhada a resgatar fragmentos do passado e a trazer comigo trapos para vestir a casa e o corpo; que passei outro pedaço de tempo no jardim a admirar a beleza à nossa volta e a agradecer por estar viva, de saúde e poder ter consciência da importância disto tudo na minha vida. 
Como diz o povo: "pobrete, mas alegrete" :).

8 comentários:

  1. Adorei a coisinha doce... Deu vontade!! E o Rafa, lindo! Adorei todas as fotos e que bom passar momentos assim relaxados, tranquilos! bjs, chica e linda semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro olhar para as coisas boas! Vale a sempre mais a pena. Obrigada por compreender. Beijos.

      Eliminar
  2. :) Assim enchem o coração! Criam memórias, das boas!

    ResponderEliminar
  3. Margarida, entendo muito bem o que escreveu... A tal angustia domingueira, que actualmente se transformou em algo bom!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão boa a sensação de não se sentir amargura com a Segunda-feira. Nem excitação desmedida com a Sexta. Todos os dias são bons, desde que plenos de significado que encha o coração. Beijinhos.

      Eliminar
  4. Que natureza linda, o doce devia estar delicioso e o Rafa é lindoooooooooo!!!
    Quem tem tantas coisas boas assim, não é pobrete, é riquete!
    Beijinhos!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, pois é, Paula. E sim, o doce estava uma delícia e senti que a família descobriu a oitava maravilha do mundo! :) Beijinhos.

      Eliminar