domingo, 6 de setembro de 2015

Pickles de tomate cereja



Não sei até quando, mas o tomate cereja continua a dar sem parar. Estou de boca aberta diante das possibilidades de uma pequena fila de pés de tomate cereja, fantástico. 
Para quem plantou e não lhe dá vazão, aqui vai uma receita para os aproveitar. Ainda não provei os meus, uma vez que são necessárias várias semanas até poder abrir o fraco, mas estou ansiosa, mal posso esperar! 

Necessários:
1 kg de tomate cereja
12 folhas de manjericão

Para o vinagre doce:
2 l de vinagre de maçã
150 ml de sumo de maçã

Saco de especiarias:
1 colher de sopa de pimenta em grão
1 colher de sobremesa de pimenta da jamaica
1 colher de sopa de cravinho
1 colher de sementes de coentros
1 pau de canela

1 - Com uma musseline juntar todas as especiarias em forma de trouxa.
2 - Numa panela, colocar o vinagre e o sumo de maçã e levar ao lume médio, retirando toda a espuma branca que se vai formando.
3 - Adicionar o saco das especiarias e deixar cozer durante 15 minutos.
4 - Retirar o saco e encher garrafas esterilizadas.
5 - Com espetos de madeira, fazer furos no tomate, lavar as folhas de manjericão e secar com papel absorvente de cozinha.
6 - Colocar o tomate em frascos esterilizados e adicionar as folhas de manjericão.
7 - Deitar no frasco o vinagre doce, até que cubra o tomate.
8 - Com cuidado e com os espetos, mexer de forma a que o tomate não fique com bolhas de ar. Vedar bem os frascos e guardar num local fresco e arejado.
9 - Podem ser servidos ao fim de seis semanas, mas ficam melhor com o tempo.

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Acredito que ficarão ótimos! Adoro esses tomates e tê-los em casa, maravilhoso! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  2. No pátio da minha irmã nasceu tomate cereja sem que ela os plantasse, e não parava de dar tomates! Minha irmã mora em outra cidade e, cada vez que minha mãe vinha de lá, trazia bacias de tomatinhos para mim. Que delícia! Acho, que não demora para eu colher meus primeiros tomatinhos e se produzirem tanto quanto os teus e os da minha irmão, farei este pickles, com certeza! Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, é sempre uma alegria quando se espera a primeira colheita! Bom apetite, então :)!

      Eliminar
  3. Mas que tica ideia!
    Os meus tomateiros de tomate cereja morreram... Acho que não gostaram que trocasse o tipo de rega...
    Mas fica registada a receita para o próximo ano!

    Beijinho e Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que vamos sempre aprendendo com as experiências... Beijinhos.

      Eliminar
  4. Nunca comi este tomate em pickles, mas ao natural, é maravilhoso gosto muito!

    Quando for aí, quero provar :) ;)

    Beijinho e uma semana Iluminada, com aquela luz que enche o intimo de Alegria!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca comi este tomate em pickles, até porque nem sou grande apreciadora de pickles, mas estou muito curiosa em relação a estes. Beijos.

      Eliminar
  5. Guarda um bocadinho para eu provar :) ;)
    Beijos.

    ResponderEliminar