domingo, 3 de maio de 2015

O quintal



Chamo-lhe quintal. Nos dias que me calha ficar no apartamento na cidade, que ainda são muitos, é aqui o meu lugar de refúgio. Sempre o foi, aliás. É uma típica marquise, comum a tantos apartamentos, mas nunca a usei como tal. Sempre foi o lugar das minhas plantas, das minhas cadeiras e almofadas, sala dos brinquedos quando o meu pequenito era bem pequenito e agora, de janelas bem abertas, é aqui que respiro e suspiro. 
De manhã, se está frio, visto um casaco. E é ali que é bom começar o dia. A admirar as plantas e flores que espalho neste espaço em experiências da terra. Sabe bem tomar aqui o pequeno-almoço com o sol a entrar como quer logo nas primeiras horas do dia. Ou então sentar confortavelmente a conversar. 
Ao fim do dia, quando o sol já se está a pôr no outro lado mas ainda reflecte a sua luz alaranjada, também é bom ficar por aqui, a ouvir os barulhos do exterior, os vizinhos a conversarem, a chegarem a casa, a deixarem as crianças irem brincar lá para fora, e pensar. Pensar é uma das minhas actividades favoritas, o que não sei se é bom ou se é mau... Mas para mim é bom, relaxa-me, faz-me sentir em paz. E em momentos assim, estou em paz.
Aqui no meu quintal, onde faço experiências com a terra e torno o verde a cor predominante, onde tenho uma mesa para alguma tarefa que necessite de mais apoio, onde tenho as janelas bem abertas para deixar entrar o ar e respirá-lo, onde as floreiras à janela dão cor e alegria ao espaço, é onde me refugio. Fecho a porta e estou lá fora. Só ou acompanhada, este é um espaço de bênção, é o meu quintal na cidade...

7 comentários:

  1. Que bom que conseguiste ter um quintal também na cidade!Lindo cantinho! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, sempre tive este cantinho, Chica, mas cada vez o valorizo mais! Beijinhos.

      Eliminar
  2. Que cantinho bacana !!! curti muito :)

    ResponderEliminar
  3. E que lindo quintal o seu!! Adorei o suporte de madeira para as floreiras:) Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, Manuela, o suporte nada mais é do que um estrado esquecido de uma cama. Estava no que eu, pomposamente, chamo de craft room, também cheio de "pendurezas", mas resolvi trazê-lo para aqui. Não é só a Manuela que tem "manias"! ;) Beijinhos e boa semana também para si.

      Eliminar
  4. Também adoro pensar e como fico muito tempo sozinha, minha mente fervilha! :-) Se os pensamentos são usados para o bem, que mal tem? Também gosto de transformar os pensamentos em palavras, gosto de escrever. Escrevo no blog e escrevo só para mim mesma. Que bom poder ter um quintal num apartamento! Curte bem ele! Bjinho!

    ResponderEliminar