segunda-feira, 20 de abril de 2015

Às vezes abrando...









Há momentos em que preciso de me abstrair do trabalho e usufruir o momento. O trabalho não faz sentido se não percebermos o nosso lugar na vida e no lugar em que estamos. Para isso é preciso parar. E eu paro. Algumas vezes. Preciso sentir, observar, cheirar, ouvir. Preciso ouvir o coração e seguir o caminho. 
Neste dia, passeei por ali bem perto. Poucos passos bastaram para eu me abstrair e entrar na dimensão que precisava. Ver como a natureza vence, é um privilégio. Ver como, depois de tantos e tantos anos de abandono, uma macieira, mesmo praticamente toda cinzenta de velhice e desprezo, insiste em dar flor e depois maçãs, ainda que poucas. Ver como, no meio de espinhos, arbustos e árvores sobrevivem em condições pouco dignas, mas ainda assim continuam a fazer aquilo para o qual nasceram. Uma árvore nasce humilde, sempre do chão, mas morre com toda a dignidade, sempre de pé. E eu suspiro...
Caminho, apanho algumas flores dos arbustos para enfeitar a jarra em casa e acaricio a superfície da erva que balança com o vento. E tantas coisas me vêm à mente, enquanto vou encaixando as peças do puzzle que se formou dentro de mim.
Fico muito triste, sem compreender, como é que alguém consegue ainda desprezar o trabalho da terra e retirar dignidade àquele que cuida dela. Fico triste com quem se julga superior por ter um emprego de secretária ou "limpo", no meio de papéis. Será que não entende que o que come, da terra vem? Nem que o coma cheio de químicos, da terra vem? E se não comer, não vive.
Assim volto ao trabalho. Restabelecida, feliz, cheia. Admiro tudo à minha volta e dou graças pelo que já construímos no cima daquele pedaço de terra que chamamos nosso, para frutificar. 
E mais uma vez, no fim do dia, a viagem de regresso faz-se de inúmeras ideias e planos que vão surgindo. Porque o caminho faz-se caminhando. E assim se escreve uma nova frase na nuvem feliz da porta da despensa da cozinha.

3 comentários:

  1. A arvore boa é aquela que, nascida
    Da semente do amor, no amor florece
    E cujo fruto é uma oferenda à vida.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas as suas palavras, Lena. Fiquei emocionada. Obrigada. E que o seu fruto seja a saúde! Beijo.

      Eliminar