quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Mais da nossa horta










Se há algo que caracteriza a vida no campo e na agricultura, é que não há dias de sol nem dias de chuva, não há férias nem feriados. Há sim, uma boa gestão do tempo, que nos permite usufruir dele de uma outra forma. Mas mesmo em dias de chuva, é necessário ir. Porque há tarefas a cumprir e de fato de oleado e galochas, não há intempérie que nos meta medo! Abundam as couves coração, lombardas e as couve-flor já começam a fazer brilharete, enquanto que as tronchudas já quase se foram. Ai as tronchudas, meu Deus, só de olhar para elas me apetece comê-las assim, cruas! As roxas vão progredindo também, e é uma delícia para o olhar ver aquela cor intensa em contraste com o verde ao redor. E em dias de chuva, parece até que o contraste se evidencia. As ervilhas também vão crescendo fortes e as batatas, plantadas numa terra gelada há várias semanas, só agora começam a rebentar a terra. E torna-se necessário cuidar dos alhos com a cinza da lareira para que o piolho e a moléstia não lhe cheguem. Saberes antigos que produzem efeito nos dias actuais e me deixam tão feliz ao sujar as mãos para lançar o pó queimado pelo ar. E depois há as cenouras, as favas, os coentros, mais rabanetes, mais de tudo um pouco. Todos os cheiros se misturam, todas as cores formam um arco-íris único e eu sou tão feliz no meio desta terra. E acreditem, não há nada com que me sinta mais sexy do que com umas galochas calçadas! ;)

9 comentários:

  1. Que lindas fotos e mostram como está tudo lindo e bem cuidadinho por aí! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Adoro tudo isso...aqui também usamos as cinzas do fogão para as plantas!
    nunca tive uma galocha....kkkkk


    bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o saber ancestral corre o tempo e o mundo! Nunca teve umas galochas? Então experimente e vai sentir-se uma verdadeira mulher fatal, eheh. Beijos.

      Eliminar
  3. Querida Margarida, tomei a liberdade de levar uma foto e o seu link lá na minha postagem.
    espia! obrigada bjsss



    ah! vou providenciar umas galochas para o inverno ...kkk

    ResponderEliminar
  4. Moro numa chácara e também tenho uma horta. É muito bom e saudável.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Shirley. Muitos sucessos no seu espaço verde :). Beijos.

      Eliminar
  5. Margarida, a sua horta vai de vento em popa!!! Que maravilha!!
    Por aqui, também usamos a cinza da lareira na horta. E sim, as galochas são um verdadeiro ícone de moda... pelo menos para nós:):):):) Bom fim de semana! Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, pois são, Manuela. Que bom que é poder andar à vontade, sem medo de molhas e sujidades. Ainda estou a aprender, aliás, tenho quase tudo para aprender, mas está a ser uma lição maravilhosa. Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar