domingo, 28 de dezembro de 2014

Tarde de trabalho










Nem a paisagem linda que tínhamos à nossa frente nos tirou todo o cansaço que as condições do terreno nos deu. Mas quem ama a terra, ama, e cansa-se por prazer. 
Frio, muito frio. O terreno fica lá em baixo, num vale quase sombrio. Se o sol lá bate, bate por muito pouco tempo, porque até ao escurecer a erva ainda estava coberta de gelo. Frio, terreno em socalcos, erva escorregadia, cepas velhas sem podar há anos a provocar rasteiras escondidas no meio das ervas. O céu já fazia anunciar a mudança de tempo que aí vinha, talvez chuva para amaciar o tempo e amainar o frio, brrrr! 
A primeira fase do trabalho, há umas semanas atrás, consistiu em tronchar as oliveiras. O resultado do trabalho reverteria a nosso favor, ou seja, teríamos mais lenha para mais tempo ou para vender. Conclusão 1: como as oliveiras não foram tronchadas pelo pé, produziram mais rama para queimar do que propriamente lenha para aproveitar. Conclusão 2: quem ficou a ganhar foi a proprietária, que ficou com o terreno limpo, as oliveiras limpas e prontas a produzir em grande no próximo ano e nós tivemos o trabalho e pouco proveito.
Neste contexto, há quem nos chame de verdadeiros malucos. Neste contexto, há quem lamente o facto de moermos os nossos corpos em condições árduas para tão pouco proveito. Mas bom, do nosso ponto de vista, a paisagem, o ar puro, os pulmões impregnados de baforadas de ar frio, os corpos aquecidos pelo trabalho, os músculos puxados pela força da motosserra, pelo amontoar de rama para queimar e pelo empurrar de troncos socalcos acima, as queimadas controladas para deixar tudo limpo, as risadas à custa de escorregadelas e perseguições de troncos rebeldes, fizeram-nos chegar a casa cansados mas felizes. Porque em consciência, esta é a vida que escolhemos, esta é a vida que nos satisfaz, esta é a vida que nos permite estar em sintonia com a natureza e agradecer a Deus por ela e pela vida. 
Uns chamam-nos de loucos, nós apenas respondemos ao nosso chamado interior!
Hoje o dia reveste-se de corpo dorido e aconchego, porque o céu estava certo e amanheceu a chover. Sabe bem um Domingo descansado, a buscar outras inspirações na vida que corre demorada e sem pressa, à lareira, com a nossa atenção desperta para o próximo passo.

8 comentários:

  1. Querida amiga!!
    Como tu descreves parece-me um filme, e me encanto com tudo isso...amo!
    Só não gosto do frio , mas acho que para trabalhar na terra é melhor , pois o calor cansa muito mais!!!!

    loucos somos todos e cada um escolhe viver do jeito que gosta ...sempre achei que quem trabalha no campo , junto a natureza sabe viver!

    Uma bela semana, um lindo romper de ano com muita saúde , paz e alegrias!
    estarei ausente , férias e vou aproveita-la na Praia.

    fica bem! bjssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o meu agricultor diz, o trabalho é o melhor aquecedor que temos porque é o mais natural, económico e barato! E eu só tenho de concordar com ele. Obrigada pelas suas palavras e aproveite bem essas férias! Umas óptimas entradas no novo ano que se aproxima. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Que beleza de fotos e lugar! Trabalhar fazendo o que gosta e num lugar assim, faz bem e ainda que outros não entendam, estás certa em continuar. Faz bem ao corpo e alma. O corpo cansa, mas depois o descanso é valorizado no aconchego. beijos, FELIZ 2015 com tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Chica. Continuemos até conseguir! Beijos e feliz 2015 para si também!

      Eliminar
  3. Que paisagem linda! Essas ilhotas no meio da água, fizeram-me lembrar o Alqueva, onde estivemos há uns tempos atrás.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do norte ao sul, o nosso país é único! Mas aqui é mesmo o rio Zêzere. Lindo, até para trabalhar... Beijinhos.

      Eliminar
  4. Reconheci o rio, deve ser maravilhoso poder viver aí... sempre desejei ter uma casa à beira rio...mas não tenho :) é no campo mas o rio fica a vários quilómetros e é minúsculo...quem sabe um dia :)

    ResponderEliminar