domingo, 15 de dezembro de 2013

O nosso Inverno

Inverno... época de recolhimento. O corpo pede aconchego diante do frio e os tons da natureza inspiram a alegria serena de estar em paz e em gratidão.


Quando o sol brilha lá fora, brilha tudo cá dentro também. Roupa confortável aquece o corpo e o hálito quente enche o ar com baforadas infantis, que aquecem os sonhos.


Dentro de casa, haja luz brilhante ou baça, apetece mexer as mãos e criar magia, que faz com que as pessoas se juntem à volta de uma mesa para fazer a vida acontecer.


 E cria-se cor, forma e expectativa. E cheiros, muitos cheiros. Nada como os odores naturais.

Descascar laranjas para criar bouquets de rosas. Desidratar mais laranjas no micro-ondas para com elas e com as suas cascas dar forma a enfeites de tons de Inverno, tudo isto inunda a casa de aromas fortes e envolventes.
 


Dar forma aos produtos de Inverno, aproveitar restos que a natureza dá, utilizar materiais que remontam às nossas origens - as mãos mexem e o coração cresce.


Como é bom, assim, o Inverno. Frio, mas aconchegante. Cinzento, mas brilhante. Nu, mas vibrante. Nele, a natureza providencia tudo para que esta seja também uma estação cheia de brilho.


 


4 comentários:

  1. Margarida, que bonito! Há tantos anos que não via um presépio igual ao seu! Mas era um presépio igual a este que o meu Pai me fazia quando eu era pequenina... Que saúdades do presépio...e do meu querido Pai! Obrigada por um momento tão bonito! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, o seu comentário foi tão tocante. Emocionou-me com tanto amor. Obrigada. Parte das figuras deste presépio vêm da minha infância, quando eu perdia horas, extasiada, a olhar e a tentar perceber toda a história do Natal. Momentos mágicos. Um grande beijinho para si e que toda a saudade dê lugar ao imenso amor que vai no seu coração.

      Eliminar
  2. Olá Margarida.
    Que bonito ... como você consegue com as suas palavras tocar o nosso coração.
    Desde que casei que o meu marido faz questão de fazer um presépio, assim como o seu, com as imagens de barro, pequeninas, coloridas e cheias de histórias ... (coloquei fotos no meu blog).
    Na vida há coisas tão simples, como estas que nos fala, mas que nos enchem o coração ...
    É na simplicidade que o verdadeiro amor se revela ...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Paula. E o simples é imutável, por isso nunca falha em nos deslumbrar. É um privilégio encher assim o coração. Beijinho e boas memórias para o vosso filho.

      Eliminar