terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cumplicidades

Sem dúvida, entre mãe e filho vive-se um sem número de experiências que marcam para sempre a vida de ambos, pelo facto de estarem carregadas de uma força emotiva tão grande que é capaz de derrubar as barreiras da insegurança e do medo.
Diz-se que se estabelece um elo muito forte entre mãe e filho durante a amamentação. Mas, e que dizer do privilégio de ir levar o filho à escola? Para mim, que vivo agora essa experiência, poucos momentos há em que se transmita tanto mutuamente, como o de ir levar o filho à escola. As conversinhas pelo caminho, o abracinho antes de entrar pelo portão, o beijinho, o "tchau, mãe", o "porta-te bem, filho", o ir a caminhar e lá à frente voltar a cabeça para trás para acenar com um sorriso bonito, não tem preço. Nada se compara a isto, a esta comunicação de peso eterno que transmite cumplicidade num elo inabalável de amor. Ainda que muita coisa possa estar errada à nossa volta, nestes momentos tudo se acerta e o coração fica cheio, e cheio da certeza de que tudo vale a pena quando é por amor.

7 comentários:

  1. Realmente esses momentos são lindos e nos marcam, até emocionam... Lindo post e foto! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emocionam e de que maneira, Chica, e eu bem tenho experimentado isso! Beijo.

      Eliminar
  2. Margarida, já respondi ao seu comentário no meu blog, mas não podia deixar de passar também por aqui! Sabe, eu sinto o mesmo que a Margarida descreve, e faço tudo da mesma forma quando vou levar o meu filho mais novo à escola!! Tudo de bom para si e para o seu pequerrucho que pelo que vi é um aluno exemplar: o caderninho dele não deixa margem para dúvidas!! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela, por tão simpática passagem por aqui. O meu canito é um querido e, apesar de ser um aluno normal, este ano, o segundo, ele está muito mais responsável e consciente da sua tarefa de aprendiz. Sim senhora, a sua letra está muito mais bonita e o caderninho bastante mais organizado. O meu orgulho. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá Margarida.
    É a primeira vez que comento, mas venho aqui regularmente. Já falei consigo por email, e as mensagens que trocamos foram maravilhosas, gosto muito da maneira como escreve , como descreve o que sente ...
    Ao contrário da Margarida não sou eu que levo o meu filho á escola, infelizmente o meu horário de trabalho não o permite, quem o leva é a minha mãe, mas a sua descrição é exatamente aquilo que eu gostaria de fazer, e que muitas vezes fico a pensar que estou a perder momentos únicos na vida do meu filho ... Este ano ele entrou par o 1º ciclo, e como é bom eu ao fim do dia ajudá-lo nos trabalhos de casa ... pelo menos esta tarefa eu posso partilhar com ele ...
    Um beijinho e obrigada por toda a sua partilha ...
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Ah,querida Ana! Como me emocionei ao ler este teu lindo e doce post! Também sou exatamente como você, e já trago aqui no meu coração tantas lembranças ternas e alegres dessas "idas e vindas" dos meus meninos à escola! São realmente momentos muito preciosos e que ficarão guardados com muito carinho, nos nossos mais belos cantinhos das memórias... Impossível de esquecer! Também adoro ir com o meu pequeno, de 9 anos, pelo caminho, conversando e contando muitas estórias...E às vezes até nos atrasamos um pouco, parando pra ver os "macaquinhos" pulando nas árvores, ou parando pra apreciar flores e frutas nos quintais vizinhos...(Rs...) E quando o meu filho mais velho (hoje com 17 anos!) era menor, era a mesma coisa...(Rs...) Realmente é uma dádiva a gente poder desfrutar desses pequenos e tão importantes momentos, entre pais e filhos...Uma benção repleta de ternura!
    Um beijo perfumado de lavanda pra ti!!!
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. De facto, não precisamos de rituais e superstições para viver, precisamos ,isso sim, de Amor! Só uma vida realmente vivida com amor, faz sentido e vale apena.

    "O que transforma qq vida numa existência extraordinária, é o facto de ser vivida com amor."

    Bem hajas por quem és. Beijos
    Sempre tua, Paula :)

    ResponderEliminar