quarta-feira, 4 de maio de 2011

Produto da terra

Esta semana, tempo para aproveitar e apreciar aquilo que a terra nos dá. Tanta variedade, tanta fartura. Acho que a nossa ligação com a terra tem de ser mesmo especial, porque é cuidando bem dela que ela nos retribui com todas as iguarias necessárias para a nossa saúde e bem estar.
Lá no sogrinho já tudo é verde e frutifica. Para o mês que vem já vamos comer figos. Apanhar directamente da árvore e comer, não há melhor.

E este Verão vamos aproveitar a sombra que a figueira dá, tendo ido embora a nogueira. Oh saudades dela. Boa sombra, boas nozes, mas chegou ao fim e secou. Assim a nossa "esplanada" vai ter de ser transferida para aqui, para a sombra boa da figueira. E como no sogrinho já tudo tem mais de 50 anos, por esplanada entende-se uma mesa toda torta e umas quantas cadeiras com a lona a rebentar pelas costuras. Mas não faz mal, não há melhor para uma boa conversa, uma boa petiscada quando o sogrinho está de feição e ver os pirilampos passar por nós à noite. É uma festa.

A parreira também dá uma boa sombra. Por cima já está quase tudo tapado com folhas verdes.

E palpita-me que lá para Novembro vou ter aqui muito trabalhinho. O ano passado tivemos azeitonas suficientes para retalhar e encher um alguidar pequenito porque os oliveiras tinham sido limpas no ano anterior. Mas este ano, ai este ano, estão carregadinhas! E não há como o azeite do lagar. Até já sinto aqui o cheiro...

E tempo ainda para apanhar umas flores do campo. Como a zona cultivada vai diminuindo em proporção da idade avançada do sogrinho, as flores e ervas abundam por ali. Então é só colher. E trazer para casa. E alegrá-la com as suas cores. E chegar à conclusão que, enquanto houver um pedaçinho de terra para podermos tratar, seremos felizes e viveremos.

5 comentários:

  1. Na qualidade de Flor que és, por si só enfeitas a tua casa, qualquer casa. Mas com tudo isso acrescentado, és por demais abençoada.

    ResponderEliminar
  2. Oi Margarida,

    Vim retribuir sua visita :)
    Adorei seu cantinho e menina, que imagens lindas!
    Com certeza voltarei para ver as postagens antigas e também as que ainda virão.
    Um beijo,

    Deia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que bela sombra deve fazer a figueira!
    Também já reparei que as oliveiras este ano estão carregadinhas, vai haver muita azeitona para apanhar ;)

    ResponderEliminar
  4. Dizem q não há melhor sombra que a da figueira...

    ResponderEliminar
  5. Lindo seu blog! Daqui do Brasil, vejo as paisagens de Portugal e fico feliz por ser de familia de origem portuguesa.
    Toda felicidade para você, Margarida e para os seus familiares! Moras num lugar lindo, tens uma casa acolhedora e um filho precioso. Parabéns!

    Marcella Lobo de Athayde
    malobo@ajato.com.br

    ResponderEliminar