quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ainda agradecida

Já aqui referi que sou grata por muitas coisas nesta vida. E a cada semana que passa recordo-me sempre de mais uma.
Geralmente, as minhas compras de supermercado são semanais. Para tal, faço uma lista com tudo o que preciso: alimentação, higiene e limpeza. Nunca saio dessa lista porque também tenho uma quantia limite semanal estabelecida para gastar. E como sei mais ou menos o preço das coisas, consigo controlar esta área das nossas finanças.
Ainda assim, a vida não está fácil. Mesmo para quem se resume às despesas básicas, sem extras praticamente nenhuns. Os preços aumentam, o desemprego bate à porta, a saúde pode faltar e os apoios são escassos, a gestão dos bens e recursos nacionais é feita de maneira leviana e viver nesta ansiedade é uma ode à criatividade de cada um.
Isto para dizer que, nos momentos de calma, naqueles em que se pode admirar o céu azul e ver árvores verdes e inspirar de prazer, continuo a ser grata. Sou grata por cada refeição que tomo, porque ter comida para apresentar na mesa é uma benção que não nos deve passar ao lado, especialmente quando temos filhos. E sou grata também por cada semana que vou ao supermercado e trago o carrinho com as compras que preciso para aquela semana, nem mais nem menos, e posso chegar a casa e suspirar de alívio. Alívio porque mais uma semana, e os próximos dias estão garantidos. Tive dinheiro para comprar e no supermercado havia para vender.
Parece básico, não é? Mas quando alguma surpresa da vida nos bate à porta, aquilo que nos parece básico e adquirido passa a ser vital e aí paramos para pensar. Não tenho nada por garantido nesta vida, porque a vida é, em si, instável, sujeita a muitas leis e condições que não controlamos. É por isso que quando penso nestas coisas sinto aquelas cóceguinhas na barriga, feliz porque todos os dias temos sido tão amparados.

2 comentários:

  1. Minha Flor!!!!
    Como somos parecidas!!!!
    Minha rotina de compras é exatamente como a sua, lista semanal, cota pra gastar e alegria de alcançar o objetivo, mas sobretudo graças pelo alimento fresco, saudável, preparado com amor e cuidado. Só temos a agradecer mesmo e pedir que Ele continue a nos abençoar junto aos nossos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. eu às vezes penso que não sou de cá!!! eu não penso na questão do cesto das compras, se calhar sou um sortudo.Por vezes e é um mau feitio meu julgar-me na máxima amplitude...e depois choro, e choro no carro!!! abençoada és tu mulher!!! um grãozinho de nada pode ser uma dávida para ti! todos deviam ler este excerto Margarida!

    ResponderEliminar