terça-feira, 8 de março de 2011

O nosso Carnaval

Do Grandioso Corso Carnavalesco (é que a minha carraçinha se farta de rir quando digo esta expressão com aquele ar de quem está a anunciar o maior espectáculo do mundo!), o que eu gosto mais é mesmo daquilo que me é tradicional e que não vai de modas, nem de sátiras, nem de actualidades. Do que eu gosto mais é dos Cabeçudos e Gigantones, que faziam os meus horrores em criança, ao mesmo tempo que me atraíam o seu colorido e a sua dimensão, dos Zés Pereiras com os seus bombos e gaitas de foles, e daqueles que se atrevem a mascarar-se com o que a imaginação lhes ditar. É disto que eu gosto. O resto, para mim, é paisagem, apesar de reconhecer o empenho daqueles que se esforçaram na decoração dos carros alegóricos neste dia tão cinzento.










E agora estou mesmo a ver o que se segue nos próximos dias, à semelhança dos anos anteriores: vai a minha carraçinha à frente a bater no seu tambor, e eu atrás, com os braços bambos, a rodopiar, a fazer de Gigantone. E assim deambulamos pela casa. Socorro!!

2 comentários:

  1. Tudo isso me faz recordar os antigos carnavais da minha cidade natal De Campos dos Goytacazes - RJ. Naquela época, quando ainda criança, eu também corria dos imensos bonecos que perambulavam pelas ruas para animar os carnavais, mas que na inocência da idade morria De medo e corria para me esconder. Boas lembranças essas minhas ao ler a sua linda e romântica postagem.

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos Cabeçudos e das gaitas de foles!

    ResponderEliminar