segunda-feira, 14 de março de 2011

Mais compreensão

"Onde há amor não há medo. Na verdade, o perfeito amor elimina toda a espécie de receio, porque o medo traz consigo a ideia de culpa, e mostra que não estamos absolutamente convencidos de que ele nos ama perfeitamente. A verdade é que nós o amamos porque ele nos amou primeiro."
IJoão 4, 18,19.

A sério que gostava de ter mais revelação sobre esta passagem do que aquela que tenho. Na verdade, considero mesmo a minha revelação uma coisa ínfima e reduzida ao básico. Ou seja, apenas creio no amor incondicional de Deus, amor tão grande que O levou a dar o Seu único filho por cada um de nós e o aceito. Não alcanço completamente como é que Jesus amou igualmente João, o amigo do coração, e Judas, o amigo que o traiu, mas aceito esse amor porque é um amor que transforma e que preenche qualquer canto da alma. E aceito que ele é dado gratuitamente. E isso basta-me para Lhe dizer: "Eis-me aqui."

Mas gostava mesmo de ter mais revelação. Porque... se aceito esse amor, se o experimento na minha vida, se ele me leva a querer ser mais e melhor naquilo que me é dado alcançar em termos humanos, porque é que sinto medo? Não falo daquele medo instintivo que nos avisa do perigo e evita perigos maiores. Falo de medos bem mais profundos.

Sou humana, eu sei. Qualquer sentimento humano é legítimo a um ser vivente e pensante. Mas se sinto medo em relação a uma pessoa ou situação, será que isso significa que não sinto amor por essa pessoa ou situação? Não me parece assim tão linear e recuso-me a aceitar isso desse modo. Daí que gostaria de ter mais luz sobre este assunto. Talvez aquela luz que me faça ver claramente que os medos que tenho e que para mim são gigantes, não passam na realidade de uns meros gafanhotos. É que, apesar de os gafanhotos serem capazes de dar saltos de gigante, em verdade eles são pequenos e frágeis. Isto pode não ter importância nenhuma para alguém que passe por aqui, mas tem muita para mim... Abri um canto do meu coração...

6 comentários:

  1. Acho que não devemos sentir amor por todas as situações, nem por todas as reacções das pessoas!
    Quanto ao medo, penso que o nosso valor consiste em tentar ultrapassá-lo e fazer o q achamos q está certo apesar dele! Não sei se ajuda, se está correcto,it's just an opinion!)

    ResponderEliminar
  2. Flor,
    Não sei exatamente o X de sua questão, mas posso assegurar-te que não existe fábricas de medo. Nós é que o criamos e assim sendo, nós podemos destruí-lo a menos que seja algo real, como por exemplo um leão diante de nós!
    Mas penso que mesmo assim podemos encontrar um caminho e "fugir " dele.
    Uma vez li em algum lugar que devemos nos comportar como a água, simplesmente contornando os obstáculos. Fique bem e pense que aqui do outro lado do atlântico, tem alguem que lhe quer muito bem, mesmo sem saber quem vc é. Afinal, o que sei de vc é o que leio e isto me é suficiente para amá-la profundamente.
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Percebo tão bem o queres dizer... sinto e penso muitas vezes exactamente isso
    bj

    ResponderEliminar
  4. Amiga,
    Eu temo o que não controlo, o que não consigo colocar nas mãos de Deus...
    Obrigada pela partilha.
    Beijos com saudades*

    ResponderEliminar
  5. Amiga, keres ter mais revelação? Mais sabedoria kanto ás coisas de Deus? Tiago 1;2-6 tem a resposta! Sabes ke não podemos saber td enkanto aki andamos, mas é como a Paravra diz: "o amor lança fora todo o medo". É por isso ke não podemos nunca perceber o amor de Deus por nós, mas podemo-lo sentir, até nos nossos medos, sabendo ke TUDO podemos colocar incondicionalmente nas Suas poderosas mãos!
    Podes dizer: isso é dificil de fazer! Pois é, mas é o melhor ke podemos fazer!
    Não tenhas medo: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" - lembras-te?
    "ENTREGA O TEU CAMINHO(MEDOS) AO SENHOR, CONFIA NELE E ELE TIDO FARÁ"
    E descansa nos gloriosos braços do PAI!
    Ele te ama e eu tb. Bjs

    ResponderEliminar
  6. A nossa humanidade é cheia de ambiguidades e até incoeirências.... conseguimos para mal nosso,viajar rapidamente entre dois polos, quer de pensamentos quer de sentimentos.Somos bem mais frágeis que aquilo que pensamos e só ganhamos essa consciência de fragilidade,quando passamos por vivências nada pacificadas quer dentro de nós, quer à nossa volta.Por isso os medos estão aí como reflexo de tudo isto e sinalizam as nossas inseguranças, porque quer queiramos, quer não há desconhecidos que se apresentam como gigantes e sentimo-nos abalados.No entanto, sabemos que não ficamos aí para sempre,Deus que está compromissado consigo mesmo em Amor por nós,vaitrazendo entendimento e direcção....e nada em nos O espanta,até porque Ele tem presente que somos pó.
    BJO, BJO

    ResponderEliminar