segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano Novo

Passado o Natal, já se fala no novo ano que aí vem. Já a semana passada me perguntaram quais são as minhas resoluções para 2011. E a resposta é sempre a mesma: não tenho!

Há muito que me deixei disso. Fazer planos para um ano inteiro, acho que é uma frustração. Muitos deles não se chegam a concretizar porque não controlamos todas as circunstâncias da vida. Além do mais, grande parte das resoluções, sendo de origem não material, são de concretização diária ao longo da vida, e isso tanto pode ser uma resolução para 2011 como para daqui a vinte anos, dependendo do tempo que cada um demora a processar os projectos dentro de si e a pô-los cá para fora.

Não penso nisso. Não como passas, não peço desejos, não faço planos dessa ordem. Vivo um dia de cada vez. A minha resolução é sempre igual: viver mais do mesmo. Ou seja, se morrer hoje já morro feliz, e enquanto não parto, o meu maior desafio é crescer enquanto ser humano, vencer os meus medos, as minhas inseguranças e as minhas fraquezas e virar-me mais para o próximo. De resto, como diz a velha frase, não tenho tudo o que gostaria mas, definitivamente, tenho tudo o que preciso. E o que preciso é o que tenho para ser feliz e isso basta-me.

E o meu desejo é que cada um possa aperceber-se das bênçãos que tem à sua volta, deixar-se inundar por elas e viver uma vida bem projectada e bem perspectivada, sem pressas, sem ambições inúteis, sem sentimentos infrutíferos. A vida é muito mais do que aquilo que muitas vezes fazemos com ela.

3 comentários:

  1. Flor querida,
    Como sempre suas palvras são de uma sabedoria e sinceridade se fim.
    É preciso que de fato saibamos valorizar em nossas vidas o essencial para sermos felizes.
    Bjo, tia Norma :*)

    ResponderEliminar