sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Halloween, Feira de Santa Iria Mirim e Jantar


Hoje foi um dia cheio. Cheio de chuva, principalmente. Mas à tarde as minhas nuvens fofinhas, brancas e luminosas, voltaram. Qualquer dia tenho um acidente, a andar sempre assim, de nariz no ar...
O dia começou numa azáfama. Tínhamos de nos despachar, era a Feira de Santa Iria na escolinha.
Mas ao chegar à sala do Atl, lá estava ela. A abóbora. Sinceramente, gosto do Halloween, tem piada, gosto de ver nos filmes porque é uma tradição com a sua graça, mas no seu país. Cá, tem mesmo jeito de tradição importada. Prefiro, sem dúvida, os nossos bolinhos! Mas achei piada à abóbora. Conseguiram fazer uma cara catita, não conseguiram? Pena terem perdido o chapéu dela.

Mas vamos à Feira, que este ano foi debaixo das arcadas por causa da chuva. O ano passado foi no pátio, bem mais à larga e com um efeito mais engraçado, mas a deste ano também correu muito bem. Tudo aprimorado, tudo muito rústico e catita. Como sempre, adorei.

Estão a ver a couve portuguesa em cima da mesa? Não lhe resisti. Também não resisti às azeitonas, dentro de um balde com água, limão e muitos oregãos. Nem à marmelada, nem aos bolinhos secos. Tudo a "preço amigo".



Em casa, à noite, depois de um "belo" dia de trabalho, nada como uma refeição retemperadora. Como eu e o tisoiro dizemos um para o outro: "Ai, estamos a ficar velhos. Como as couves com azeite e azeitonas sabem tão bem!" E é verdade, sabem mesmo bem. A couvinha da feira era tenrinha e tãããooo deliciosa. Os tempos de glória dos bifes com batatas fritas já lá vão...


E agora olho para o lado. Está tudo sereno. A vela na cozinha cintila e faz-me companhia. Lembra-me como é bom estar em casa e cuidar dos que aqui vivem. Vou apagá-la. Vou dormir.

1 comentário: