sábado, 14 de agosto de 2010

Os meus licores

A minha montra de licores.
Não estão aqui todos nem já é possível mostrar os que já fiz.
O primeiro de todos foi uma das receitas de licor de tangerina. Delicioso! Levou uma calda de açúcar que foi a ponto de pérola e ficou cremoso. Também fiz licor de chocolote e laranja, mas um dos melhores, para mim, foi o de vinho. Repeti a receita, ofereci e já não há nada.


Este é o de tangerina. Foi feito com tangerinas ainda um bocadinho verdes, o que lhe dá um travo especial mas não desagradável.


Este, segundo o S., entendido no assunto, é a minha obra-prima. Por isso lhe dedico duas fotos. É, de facto, muito bom. De poejo. Um sabor mentolado e diferente. Único, segundo ele.




Este é Licor de folhas de figueira. Muito bom também. Ficou um bocadinho espesso devido à evaporação do álcool, que fez sobressaior o teor de açúcar. Foi feito com as folhas desta figueira, há já uns 3 anos.



De café.



De laranja. Agradável.


Ananás. Muito bom. Foi feito com aguardente velha para lhe dar um toque especial. Apesar de igualmente "poderoso", é mais suave no paladar.



Morango. Oh delícia. Está quase no fim. Para o ano, tenho de repetir a experiência, quando for o tempo dos morangos. Este já tem um ano.


Este não é meu. Foi feito pela minha mãe, há já uns 30 anos! Ginja com elas. Tinha muita fama este licor, mas sempre o achei um bocado agressivo, devido ao elevado teor de álcool. Apesar disso, reconheço que o passar dos anos lhe tem conferido um paladar especial, talvez requintado. O S. gostou. Declaro-o o meu mentor nesta área!

Sem comentários:

Enviar um comentário